Energia Eólica

Posted by Leonardo Martins on Wednesday, September 2, 2009 Under: Energias alternativas
A matriz energética brasileira é considerada uma das mais limpas, devido as hidrelétricas, biocombustível, energia solar, gás natural e outras.
O Brasil por ser um país tropical e com um bom campo para instalação das eólicas não faz um bom uso desta fonte que tem um potencial muito grande de geração de energia, a fonte eólica tem potencial em torno de 60 mil megawatts. 
E em outros países a situação é diferente, estão investindo muito nesta tecnologia que não para de crescer. Esta fonte além de suprir necessidades de eletrecidade, criará muitos novos empregos e reduzirá consideravelmente a emissão de dióxido de carbono. O Brasil tem um ótimo perfil para crescer com esta tecnologia por conta do nosso clima, mas, não vimos muita atitude do nosso governo, mas sim um grande entusiasmo com o petróleo do pré-sal que é um combustível poluente.
Com as previsões dos cientistas sobre o aquecimento global, fica mais claro a necessidade de substituir os combustíveis poluentes por fontes de energia limpa. No caso uma delas seria a energia eólica.
No município de Osório (RS), encontra-se a metade de toda eletrecidade produzida no país desta fonte e tem capacidade de atender 650 mil habitantes por ano, é um exemplo a ser seguido...visto que nos país temos potencial para explorar muito mais do que o uso atual.
O MMA (Ministério do Meio Ambiente), no começo do ano disse que vai incentivar a ampliação da energia eólica nos estados, o Ministro Carlos Minc disse que o avanço desta energia irá promover o desenvolvimento sustentável com geração de emprego e renda e propôs à Casa Civil investir na energia solar das casas populares construídas pelo PAC. No mês de junho no Rio de Janeiro, A Carta dos Ventos, foi assinada por autoridades federais e estaduais do país e foi considerado um documento que estabelece um compromisso de desenvolver políticas e metas para a produção eólica e objetivos para a captação de recursos. Com isso observamos uma atitude positiva do governo e autoridades em investir nesta tecnologia que quero crer que irá sair da teoria e partirá para a prática, ainda que de forma tímida...mas, é um começo e temos que contar com todos os meios possíveis para que esta fonte de energia limpa seja realmente aproveitada no território brasileiro de forma sustentável.

Micro-eólicas

Modelos americanos e japoneses estão chegando no Brasil com a intenção de utilizar esta fonte nos centros urbanos, por ser de pequeno porte poderá ser instalada nas residências e edifícios e com boa capacidade de geração de energia.
Com certeza esta inovação na captação dos ventos poderá ser muito útil para o crescimento do Brasil na área de energia limpa.



In : Energias alternativas 



null

Meu perfil


Leonardo Martins Brasil, São Paulo, Ipiranga, Homem, 34 anos, Administrador e Consultor de Sustentabilidade.
 
Make a Free Website with Yola.